fbpx

Estruturação Sistêmica ou Constelação Organizacional

O fato da Estruturação Sistêmica Organizacional ter se originado da constelação familiar desenvolvida por Bert Hellinger poderia sugerir que existem ou até devam existir muitas coisas em comum entre as famílias e as organizações. Sabemos que existem metáforas do ambiente familiar em descrições de organizações, e existem sobretudo equipes psico-sociais que tendem a assumir um clima familiar passando inclusive por dificuldades típicas de famílias.

Apesar de trabalharmos com os dois Campos usamos um enfoque separado porque os dois sistemas sociais obedecem em grande parte a regras e princípios de organização diferentes. As organizações não são comunidades de destino como as famílias, a grande diferença é que as pessoas, querendo ou não, são membros de uma família enquanto estão vivos e até além da vida, enquanto o vínculo com uma organização pode ser desfeito por ambos os lados. Os princípios básicos que regem o método são os mesmos para ambas as abordagens, mas é igualmente importante não perder de vista as diferenças que caracterizam uma organização.

O ganho da empresa quando contrata uma Estruturação Sistêmica Organizacional

O trabalho com as constelações nas empresas revela uma rede de informações relevantes sobre um sistema em tempo surpreendentemente curto. O tamanho do sistema não tem grande importância. A questão pode girar por exemplo em torno de um pool de várias empresas de um grupo, ou em torno da dificuldade de uma equipe pequena em lidar com uma alta taxa de flutuação dos funcionários.

  • Trabalha definição do lugar e papel dentro do sistema em que cada membro envolvido trabalha, lidera, supervisiona ou assessora.
  • Trabalha questões sucessórias, preenchimento de cargos e outras mudanças pessoais ou econômicas.
  • Trabalha informações sobre relações e estruturas de coalizões, concorrência, rejeição, exploração, abuso de poder, dinâmica de bode expiatório e exclusão dos méritos de um co-fundador ou esquecimento de colaboradores afastados.
  • Trabalha o desempenho dentro de um sistema, revelam confusões de contexto entre relações particulares e de serviço ou conchavos que ultrapassam os níveis hierárquicos
  • Trabalha de modo especial empresas familiares porque podem indicar que a solução de um problema depende mais da família dos proprietários ou dos executivos da empresa ou se existe a necessidade de mudanças em ambas as áreas.
  • Trabalha a energia e o clima dentro de um grupo de trabalho.

Estas são apenas algumas situações-modelo ou questionamentos em que as constelações organizacionais se revelaram úteis.

 

CONST prof (2)   Constelação Profissional
família de madeira Constelação Familiar

WhatsApp chat