fbpx

O que é Mentoria Sistêmica?

Com tanta coisa acontecendo, no mercado de apoio aos profissionais, você pode estar se perguntando, em primeiro lugar: O que é mentoria, para que serve e quando procurar um Mentor?

Mentoria é uma metodologia já vivida e aplicada por um profissional experiente em sua carreira, empresa ou vida pessoal e estruturada em conhecimentos, recursos e técnicas das ciências do comportamento como a psicologia, sociologia e neurociências e de ferramentas da administração de empresas, gestão de recursos humanos, planejamento estratégico e outros. Foca o desenvolvimento de competências e habilidades, atingir metas, solucionar problemas de equipes e lideranças e alcance de alta performance no ambiente empresarial.

Mentoria é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que os profissionais e indivíduos possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas.

Mentoria não é consultoria porque não oferece soluções prontas, não é treinamento porque o objeto do contrato do Mentoria não é o desenvolvimento de um conhecimento com foco em técnica e não é terapia porque a conexão entre Mentor e mentorado é intensa, próxima e exige troca entre as partes. É um processo com começo, meio e fim, que trabalha o futuro, desenvolve habilidades e talentos.

Agora, você pode estar pensando… entendi, mas e Mentoria Sistêmica?

É o processo de Mentoria desenvolvido com as técnicas tradicionais acrescidas de Psicologia Transpessoal, Técnicas das Constelações Sistêmicas e Estudo aprofundado do seu histórico familiar para descobrirmos juntos quais padrões e crenças pessoais estão atrapalhando ou impedindo o seu crescimento, recolocação, liderança profissional.

O nosso trabalho de Mentoria é totalmente diferenciado em relação ao que o mercado oferece atualmente.

Trabalhamos com dez sessões QUINZENAIS, mais ou menos CINCO meses de duração, onde o mentorado deve estabelecer o foco, o objetivo e a meta que quer alcançar.

Usando ferramentas específicas e aprendizagem do processo sistêmico, ao mentorado serão requisitadas ‘tarefas’ que fazem sentido para o seu processo e não simplesmente tarefas aleatórias. Serão realizadas entre sessões e serão fundamentais para o sucesso do processo. Uma das funções mais importantes do Mentor é ajudar o mentorado a esclarecer sua questão e estabelecer um objetivo factível e realizável. O que vemos é que quando estamos numa encruzilhada organizacional, profissional e/ou pessoal ficamos com o nosso senso de decisão comprometido e tomado por nossas emoções e história pessoal. Neste momento o processo de Mentoria Sistêmica é fundamental.

 

O profissional na percepção do SER

Quando pensamos no acolhimento aos profissionais, pensamos em todo e qualquer profissional, independente da empresa, profissão, cargo, atuação em que ele se encontra ou mesmo quando o profissional está fora de qualquer uma destas opções e temporariamente fora do mercado e em transição. Pensamos que é muito importante uma abordagem integral e inclusiva sem nenhuma pretensão de diagnóstico, apenas uma escuta silenciosa e pró-ativa. Para ajudar nas questões inerentes ao Campo profissional é necessário abrir as portas ao humano e assim, para todos os assuntos pertinentes a estar vivo e produtivo, mesmo quando achamos que estamos parados.

Não escolhemos que assunto profissional pode ou não ser trabalhado por nós junto ao profissional, escolhemos você, no momento exato em que você nos procura.

 

 

COMO ?

Processo de investigação, reflexão e conscientização;
Descoberta pessoal dos pontos fracos e das qualidades;
Aumento da consciência de si mesmo;
Aumento da capacidade de se responsabilizar pela própria vida;
Estrutura e Foco;
Feedback realista;
Apoio.

 

 


Quando procurar Mentoria ?

Transição de carreira;
Ampliar suas realizações profissionais;
Assumir um cargo de liderança;
Ao surgir a perspectiva de um grande projeto;
Abrir o próprio ou um novo negócio;
Decisões sobre qual profissão seguir;
Obter mais realizações pessoais;
Romper alguns limites pessoais;
Fazer mais dinheiro;
Obter uma vida próspera, mais equilibrada e bem-sucedida;

 


 

A QUEM se destina?

Profissionais liberais de todas as áreas;

Empreendedores e empresários;
A quem sonha com seu negócio próprio ou com uma nova profissão;
Aos profissionais que buscam aperfeiçoamento na carreira atual;
Àqueles que buscam aperfeiçoamento enquanto pessoa;
Líderes e Liderados;
Esportistas em geral;
Universitários e Trainees;